image-1860

Alimentação é fundamental para o rendimento do treino

A falta de atenção com a alimentação pode interferir nos resultados do treino. É o que explicou a nutricionista do Metalclube Tabata Pasin Peres em entrevista ao Visão Trabalhista em Debate.

A alimentação varia conforme a modalidade praticada, como também o organismo e porte físico do atleta. Ela deve ser adequada não somente ao tipo de esporte, mas também à intensidade e duração da atividade, levando em consideração também a necessidade nutricional do praticante, de acordo com composição corporal e com o gasto energético do esporte e treino praticado.

A atenção deve começar já no café da manhã. Pão integral, uma proteína magra (queijo branco, peito de peru) e suco coado são excelentes opções. Segunda Tabata, até o famoso cafezinho com leite e pão francês podem entrar no cardápio. “O que não pode acontecer é colocar muito café com leite, porque dessa forma existe uma briga [entre os líquidos] para saber quem vai dissolver o cálcio. Então, sempre um pouco mais de leite do que café”, explicou.

Para o esportista não se perder, a nutricionista resume: “Café da manhã precisa ter carboidratos, proteína, e um pouquinho de gordura boa”. Ao longo do dia, o ideal é fazer refeições leves a cada três horas.

Para não errar, o mais indicado é procurar orientações com uma nutricionista. Isso porque uma alimentação errada pode prejudicar o resultado dos treinos. “Rendimento do treino é baixo. Primeiro: [A pessoa] não vai ter energia suficiente para puxar o ferro, para correr ou nadar. Ela precisa se alimentar para ter esta energia. Segundo: ela vai ter fadiga, vai [ter a sensação de] cansaço e não vai conseguir treinar. Em terceiro: pode ter uma hipoglicemia, pode desmaiar durante o treino”, explica Tabata.

Manias exageradas: Batata doce, ovo cozido e suplementos são fortes aliados na busca por um corpo perfeito. No entanto, muitas pessoas exageram na dose. As batatas e os ovos são mais indicados depois do treino. “Após treino, é um momento de recuperação. Então, precisamos de fibras, carboidratos [batata doce]. Os ovos, que são proteínas. Tudo tem a medida certa, cada pessoa terá uma quantidade ideal, por isso a necessidade de ter o acompanhamento de nutricionista”, orienta Tabata.

Engana-se quem pensa que encher o prato de salada é o suficiente. Com uma alimentação rica em saladas, a pessoa consegue emagrecer, mas o resultado não é eficaz. “Ela consegue emagrecer, mas não consegue perder gordura corporal. Ela vai perder musculatura, vai ficar flácida. O efeito rebote depois que ela sair desta dieta vai ser muito pior. Nada é tão bom como uma reeducação alimentar.”

Em relação aos suplementos, Tabata reforça: “É um complemento da dieta. Ele não pode ser utilizado em vão. Eles devem ser usados com cautela”. Isso porque, apesar de ser um excelente recurso que estimula o organismo a trabalhar, consumidos de maneira errada pode provocar problemas à saúde ao longo do uso. “A suplementação errada pode provar câncer no fígado e em outros órgãos, e também pode dar problemas nos rins.”