image-1844

Prevenção é a palavra chave para o Carnaval

A diversão só é garantida se vir junto de segurança. Por isso neste Carnaval, para a folia se tornar uma lembrança boa, proteja-se, use camisinha e fique livre das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e Aids.

Segundo a PCAP (Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira), divulgada pelo Ministério da Saúde, na quarta-feira, 28, a maioria dos brasileiros (94%) sabe que a camisinha é a melhor forma de prevenção às DST e aids. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses.

Realizada em 2013, a pesquisa entrevistou 12 mil pessoas na faixa etária de 15 a 64 anos, por amostra representativa da população brasileira.

Campanha de Prevenção – Diante dos dados, o Ministério da Saúde criou uma Campanha para o Carnaval, a qual incentiva a prevenção, combinando camisinha, testagem e tratamento.

Em nota, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, explica que “essa nova estratégia se materializa em três dimensões: primeiro no uso do preservativo, em segundo lugar na convocação da população a fazer regularmente o teste e, em terceiro lugar, no início imediato do tratamento em caso de teste positivo. Dessa forma, teremos condições de enfrentar a epidemia de aids, principalmente entre os grupos mais afetados, como os jovens.”