image-2208

Guia ensina a como manter uma alimentação saudável

A correria do dia-dia não pode ser mais desculpa para uma má alimentação. Isso porque a saúde deve ser a maior preocupação do ser humano. Por isso que o Metalclube indica para vocêa leitura do Guia Alimentar, publicado pelo Ministério da Saúde em 2014.

A publicação te ensina como manter uma alimentação saudável, e combater a obesidade e o avanço das doenças crônicas, que estão totalmente ligadas a má alimentação. A principal dica do guia é a aposta nos alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas). Optar por refeições caseiras é sempre a melhor alternativa.
Na hora do preparo da comida, as recomendações são:  o uso moderado de óleos, gorduras, sal e açúcar ao temperar e cozinhar alimentos, e o consumo limitado de alimentos processados (queijos, embutidos, conservas), utilizando-os, preferencialmente, como ingredientes ou parte de refeições. Evite o consume de ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).

Conheça os dez passos para uma Alimentação Adequada e Saudável:
1 – Fazer de alimentos in natura (carnes, verduras, legumes e frutas) ou minimamente processados (arroz, feijão, lentilhas, cogumelos, frutas secas e sucos de frutas sem adição de açúcar ou outras substâncias; castanhas e nozes sem sal ou açúcar; farinhas de mandioca, de milho de tapioca ou de trigo e massas frescas) a base da alimentação
2 – Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias
3 – Limitar o consumo de alimentos processados (queijos, embutidos, conservas, sardinha e atum de latinha)
4 – Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote, refrigerantes, salsichas, biscoitos, geleias, sorvetes, chocolates, molhos, misturas para bolo, “barras energéticas”, sopas, produtos congelados, como massas, pizzas, hambúrgueres e nuggets)
5 – Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia
6 – Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados
7 – Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias
8 – Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece
9 – Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora
10 – Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais