image-1800

Verão exige proteção redobrada com a pele

No verão não existe nada melhor que um banho de piscina ou de mar. Andar no parque e curtir a natureza também é uma boa pedida. No entanto, essa exposição maior ao sol, mar, areia, piscinas e gramas pode gerar algumas doenças de pele, que merece atenção redobrada.

Uma das doenças de pele mais comuns no verão é a micose. Ela é provocada por fungos que se desenvolvem em ambientes quentes e úmidos. O recomendado é enxugar bem a pele após sair da água e usar roupas que evitem ou absorvam a transpiração.

O bicho geográfico também é bem comum durante o verão. Ele está presente em quintal ou areia, onde possa haver fezes de animal. Por isso o mais indicado é evitar andar descalço.

Na estação mais quente do ano, o herpes simples também é um vilão. Ele se caracteriza por pequenas bolhas nos lábios ou na região genital, que aparecem no verão devido à queda da imunidade motivada pela exposição solar e bebidas muito geladas.

Previna-se do câncer de pele

Durante as altas temperaturas, a população também deve tomar as medidas necessárias para evitar o câncer de pele. Para evitar a doença, o ideal é a reaplicação na medida certa e não simplesmente passar o protetor solar. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicados a cada duas horas, se entrar na água ou transpirar em excesso. Contudo, prevalece o conselho de respeitar o horário de menor risco, ou seja, antes das 10h e após as 16h. [Com informações do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual]