image-2474

USP aponta que exercício físico evita osteoporose na menopausa

Osteoporose é um problema comum entre as mulheres, principalmente, na menopausa. Mas esta doença, que provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio, encontrou um grande inimigo: os exercícios físicos. Isto porque, segundo estudos realizados no Laboratório de Bioengenharia da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP, a prática de atividade física é essencial para a manutenção óssea após a menopausa.

Este mesmo laboratório já tinha confirmado a ação do exercício físico na melhora da quantidade de minerais presentes nos ossos. Mas agora também identificou a ação na fase da menopausa. Momento em que a maioria contrai a doença, que fragiliza os ossos, justamente pela ausência do hormônio feminino, o estrogênio.

Para o Portal da USP de Ribeirão, Ana Paula Macedo, responsável pelo atual estudo, conta que avaliou vários parâmetros – massa corporal, densidade mineral e resistência óssea ao impacto – em animais sedentários e aqueles submetidos à prática de corridas em esteiras. Alguns desses animais receberam ainda dietas ricas em gordura. Mas, como resultado final, o exercício físico foi a condição que mais impactou na manutenção da saúde dos ossos.

Apesar das dietas ricas em gorduras diminuírem o conteúdo mineral ósseo, a influência da dieta não foi tão significativa sobre a desmineralização dos ossos, quanto o treinamento físico. Os exercícios melhoraram todas as variáveis estudadas.

“Dietas balanceadas são importantes e a prática de atividade física é essencial para a manutenção óssea após a menopausa”, avaliou Ana Paula.