image-1834

Hidratação melhora rendimento físico, explica nutricionista

A prática de exercícios físicos requer alguns cuidados especiais para que não haja prejuízos à saúde: um deles é a hidratação. Ela é fundamental para que o praticante tenha um desempenho satisfatório no treino. É o que explica a nutricionista do Metalclube Tabata Pasin Peres.

FOTOMETAL-Tabata

Tabata Pasin Peres é Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo e Terapia Nutricional; faz atendimento como nutricionista no Metalclube

Independente da atividade a orientação é se hidratar. Mas Tabata informa que aqueles que fazem treinos aeróbicos de alta intensidade, acima de 1 hora ou 11km de duração, devem tomar mais cuidado. “A água e os eletrólitos perdidos no suor devem ser repostos.” Neste processo também ocorre perda de sais minerais do corpo.

Sem se reidratar, o atleta pode ter um débito cardíaco, pode ocorrer a diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos. “O desempenho do esportista não será eficiente, haverá queda no rendimento do treino e, consequentemente, os objetivos não serão alcançados”, reforça Tabata.

No momento da hidratação a água é indispensável. Segundo a nutricionista, ela deve ser purificada e fria. O esportista deve beber 500ml duas horas antes do treino. A partir de uma hora de exercício deve consumir de 600 a 1.200 ml. Para atividades acima de uma hora, o praticante deve acrescentar carboidrato – na concentração de 6-8% – para retardar a fadiga.

Outros métodos para hidratar – Atletas não diabéticos também podem apostar nos sucos. No entanto, Tabata orienta que eles são uteis apenas no pré-trino, 45 minutos antes. “[Deve ser] coado, pois a frutose presente na fruta será absorvida, elevando a glicemia do esportista garantindo energia para o treino. As melhores frutas com alto índice de glicêmico são: laranja, melancia, abacaxi.

As bebidas isotônicas são indicadas para treinos aeróbicos intensos, acima de 60 minutos de duração, ou para corredores que percorrem mais de 11 km. “[Eles] possuem concentrações de sódio, potássio, e glicose que ajudam no rendimento do atleta, além de hidrata-lo. Esses elementos são perdidos na transpiração excessiva e precisam ser repostos, pois o atleta pode apresentar sintomas de hipotensão”, explica Tabata.